segunda-feira, fevereiro 16, 2009

 O ser humano é movido por sonhos.Bom, até aí todo mundo sabe.Eu tenho os meus, você tem os seus, e até a padaria tem os dela.Mas, quando estes sonhos passam do imginário para o real, colocando inocentes em risco, aí sim é de se preocupar.Foi assim com o cobrador da perua que até então, era minha condução favorita.O motorista com seus cinquienta e poucos, sempre conduziu pacatamente o veículo, sem ao menos dar uma brusca acelerada.Dirige para viver, e lógico, para pagar a escola dos filhos.Seu amigo de trabalho nunca me pareceu seguir a mesma linha.Um rapaz de trinta e poucos que sem propósito maior, contenta se em sacolejar o corpo durante dez horas diárias.Sempre com aquela camisa azul, calça jeans escura e uma bota de cantor sertanejo.Movimentos rápidos com a cabeça, e um ar desconfiado, como se algum agente da extinta KGB - Serviço Secreto Russo, estivesse em sua cola.Devolvia o troco sem olhar nas pessoas,e com muita rapidez.Um semblante sempre tenso.Na última sexta treze, vejo a mesma perua com outra pessoa a gritrar o itinerário pela janela.O que ocorrera com aquela instigante figura titular desta função?A viagem teve um início brando, mas eis que...A velocidade havia aumentado considerávelmente, e o caos estava estabelecido.As pessoas flutuavam sem destino certo, repousando involuntáriamente no meio das pernas dos desconhecidos.Crianças, jovens, idosos e sacolas iam de um lado a outro como se estivessem dentro de um furacão.Eu mesmo caí com a cabeça no colo de uma senhora, que tentou me segurar sem sucesso.O filho dela, ao meu lado, pousou com metade do corpo sobre meus joelhos como se quisesse confessar algo.Ele, no auge dos seus doze anos, parecia um pré adolescente indo ao psicólogo.Eu, dono do divã e profissional da área, estava pronto a atender mais um jovem acometido por doenças do mundo moderno como uma crise existêncial.-Motorista!!!!! Vai devagar, tem criança aqui!Ali com todos em pânico, o ex cobrador vivia seu sonho de infância: Ser motorista do 9-1-1!Shhhhhhhhhhhhhhhhhhh...shhhhhhhhhhhhhhhhhhh...( onomatopeia para o som do rádio ) Aqui é a central, aqui é a central...Rádio na escuta...Responda viatura 256...-Viatura 256 na escuta!-Temos um acidente na quinta com a Broadway...Dirija se imediatamente para o local!Ou...shhhhhhhhhhhhhhhhhhh...shhhhhhhhhhhhhhhhhh...NYFD ( New York Fire Department- Bombeiros de Nova Iorque ), temos um gato preso no topo da ponte Roosevelt. Parece que sua dona quer se jogar no rio caso o bichano não seja resgatado!shhhhhhhhhhhhhhhhhhh...shhhhhhhhhhhhhhhhhhh...Precisamos  que vá para lá agora!-Ok central! A caminho!E lá vai nosso héroi...Atravessando parques e subindo em calçadas ao melhor estilo John McClane ( Bruce Willis ) em Duro de Matar 3.Mesmo que fosse atropelar todo mundo, o importante e excitante era atender a chamada.

-Motoristaaaaa!!!! Tem gente passando mal...O homem não ouvia.Pelo contrário, parecia estar em trânse, como se houvesse atingido o Nirvana ao volante.O que vinha à mente não era uma visão catastrófica, mas a imagem dos astronautas flutuando com leveza na estação espacial.Aquela cena que sempre aparece no noticiário das oito e que nunca damos a devida atenção.O mesmo ocorria conosco, mas de forma menos científica ou delicada.Cada qual descia em sua parada  cambaleando e agradecido por sair dali com vida.-Isto aqui não é camburão não! Berrou o sujeito de meia idade com as unhas cravadas no estofado do trem fantasma.Provavelmente um ex policial acostumado a sair em diligências.Eu inclusive, perdi a conta de quantas vezes beijei a contragosto a poltrona da frente devido a freadas sutis do nosso herói.Acho que dizia pra si:-"Viu mamãe, prometi que um dia realizaria  meu sonho! A senhora deve estar orgulhosa de mim!Papai estragou nossas vidas fugindo com sua melhor amiga, e me forçou a lutar por meus objetivos.Tenha orgulho do seu filhinho".Após pedir que parasse, verifiquei se ao menos minha cabeça permanecia no lugar, e se não havia trocado de alma com outros desesperados.Em meio a sacolas fui cambaleando até a porta do veículo, elevado um grau acima no campo filosófico que concerne à sabedoria de valorizar a vida.Desci apreciando a imensidão do céu azul, e notando o quão belo é o canto dos pássaros.E o que é melhor.Aprendi que quando se tem um sonho, vale a pena correr atrás dele.Desde que ao correr, não se mate ninguém do coração!

Nenhum comentário: