sábado, maio 05, 2007

CRÔNICAS---DUVIER
BRASIL FANTASMA...



Aproveitando a ajuda do meu grande amigo, o pseudo repórter bebum e desdentado H.Romeu Pinto Faria, consegui finalmente entrevistar um dos Estudantes Fantasmas que fazia parte do projeto de educação do governo, o BRASIL ANALFA-BATIZADO(com cachaça)quero dizer, BRASIL ALFABETIZADO.
Nosso entrevistado foi localizado no interior do Estado de Goiás, e por telefone falou com este que também é, um "pseudo repórter".

-Eu:Aluno Fantasma, é verdade que você deixou de assustar os velhinhos, para frequentar as salas de aula?

-AF:Sim, é verdade! Mas quero fazer desta entrevista meu instrumento de protesto.

-Eu:Mas o que houve, o senhor acha que foi lesado pelo governo?

-AF:É certo que fui.

-Eu:Bom, pelo que a imprensa noticiou, aí na sua cidade que é no interior de Goiás, as professoras recebem R$ 120,00 fixos e mais R$ 7,00 por aluno.Isto procede?

-AF:É fato!

-Eu:O problema é que alguns alunos que constavam na lista de chamada, jamais haviam comparecido às sala de aula.E no endereço onde deveria funcionar a escola, existe uma casa abandonada.
E o senhor também está sendo acusado de ser um desses alunos.
O que pode nos dizer?

-AF:O endereço é real, mas a escola é fantasma!
Como você acha que eu e meus comparsas reais(os trambiqueiros)vamos sobreviver?
Mas ainda insisto no meu protesto!

-Eu:Então faça o.

-AF:A verdade é que todo mundo se deu bem:O Fantasma da Ópera, os Funcionários Fantasmas de Firmas Privadas e Estatais, e até o Gasparzinho não é Comunista mas é Camarada! Pode isto? Assim não dá!

-Eu:(momentos de tensão)
Mas é certo o Governo enviar verba para bancar o aprendizado de pessoas que não existem, que nunca frequentaram às salas de aula?

-AF:É por isso que o Governo deveria mudar o nome do projeto para:BRASIL ANAL-FABETIZADO!
Analfabetos sim, mas ganhando um por fora!

-Eu:É certo o Governo se esforçar, e vocês usurparem a verba do povo com a ajuda dos homens?

-AF:O mundo é dos espertos!

-Eu:Sei...

-AF:E eu tenho um sonho também!

-Eu:Já sei! Ser americano!

-AF: Não seu Asno! Melhor que isto!
Quero ser um Depeutado Fantasma vagando as sextas no Congresso...Ou quem sabe até ser um funcionário fantasma!
Minha nossa...Como eu gostaria de ser um funcionário fantasma e fazer parte das trapaças humanas!

-Eu:O senhor é ambicioso hein?

-AF:É claro que sou! Ou você acha que vou ficar nessa vidinha de receber minha parte nos recusrsos destinados aos pobres coitados?Quero é correr riscos!
Quero ser um dia como os ambiciosos, que tiram o leite das crianças para alimentar seus cães...
Cê viu que barato semana passada? Bicheiros e Magistrados, todos num pacote só!
Desembargadores, juízes, um delegado e até um Ministro...Ahhh...tão burrinhos.
Eram fantasmas até aquele instante, mas faltaram às aulas com o professor Maluf; se deram mal!
Viu , nem Magistrado sabe tudo.

-Eu:É, eles são uns MAL-GISTRADOS!
O senhor viu aquele sujeito em São Paulo vendendo informações sobre os dados pessoais dos cidadãos brasileiros?

-AF:Vi é lógico!

-Eu:E onde o senhor acha que eles conseguem essas informações sigilosas?

-AF:(dá risadas)
E você...(mais risadas)...E você acha que alguns funcionários que existem por aí conseguem aumentar sua renda como? São ambiciosos, e se puderem vendem até a própria firma.
São corruptos, quero dizer, ambiciosos, como eu!

-Eu:Mas, se não podemos confiar na Justiça, na Segurança Pública e nos Funcionários concursados, vamos confiar em quem?

-AF:No Chapolim Colorado! (E tome risada).

-Eu:(querendo arrancar alguma esperança da alma)
Senhor, do fundo do seu coração...

-AF:Eu não tenho coração! Se esqueceu que sou Fantasma?

-EU: Ah sim!
Então apenas me responda:O Brasil, tem jeito?

-AF:Tem, tem sim!

-Eu:E o que temos que fazer?

-Existam, sejam reais, e deixem de ser um fantasma fracassado asim como eu!

-Eu:Muito obrigado, e até mais.


Um comentário:

Alê Periard disse...

Caça fantasmas já!