sábado, setembro 06, 2008

MOMENTO ÍMPAR PARA A DEMOCRACIA NACIONAL.

Eleição em vista é sempre um período lúdico em minha pacata existência.
É um negócio tão decadente e descabido que eu me detenho a rir – é o que me resta - do que eles chamam de engajamento da massa popular, democracia, cidadania e todas essas -ias sem fim.
O alimento para meus acessos de riso pelo menos está garantido, neste período festivo de congraçamento.
O curioso é que as informações risíveis estão sempre nas páginas oficiais – ou seja – não é humor, é Eleição, por incrível que pareça.O que eu gosto mesmo são os candidatos.
Fico sempre impressionado com suas alcunhas e seus discursos, os fenomenais slogans e jingles de campanha.
Neste ano feliz, por exemplo, há trocentos e não sei quantos malucos espalhados pelo Brasil afora concorrendo às vagas. Vereadores então, estes costumam ser os mais engraçados do pedaço. Pouca grana para campanha os faz verdadeiros mártires, e alguma coisa eles têm que bolar para sobressair entre os demais, e como geralmente erram na mão, o meu contentamento é supremo. Nas localidades mais inusitadas, há criaturas dignas de respeito.
Porque não basta ser candidato, tem que vir com um apelidinho simpático, revelador, identificador.
É assim que surgem as alcunhas mais estapafúrdias do mundo, e é nesse momento que eu dava tudo pra morar nessas cidades.
Dizem que essas alcunhas aparecem na urna quando se digita o número do candidato. Até que eu conseguisse parar de rir para configurar o voto, levaria um tempo considerável. Tempo alegre.
E é isso que eu quero em minha vida. rs.
Consegui decifrar o processo de criação que envolve essas alcunhas tão belas. Tudo tem um foco. Alguns resolvem apelar para a meiguice e escolhem um apelido bonitinho. É o caso do Pintinho – PRTB; o Rozico, o Tatico, o Titico, a Gilda Nogueira, a "Amor", e o que dizer do ilustre Carlos Alberto Januário da Silva - PHS, o popular Chú?Gente, quem não votaria no Chú? Singelo demais, uma Hello Kitty pra ele agora.
Outro processo para se criar alcunhas passa pela composição de nome + de/da + elemento identificador. Para este caso temos o Marcão da Caçamba, o Pintinho do Matadouro, o Neném do Boi, o Naná do Rojão, a Nice da Reforma e o Nino do Micro-ônibus. Simples e prático.
Há também os que apelam para o estômago dos eleitores, procurando trazer-lhes lembranças degustativas felizes.Aí temos o Sr. Antônio Alberto, o querido Toinho Pastel, o Fabinho do leite, outro Antônio, o Três Côco (sim, no singular mesmo), e o Zé mamão, ótimo para prisão de ventre. Deu até fome agora.
Alguns são tão escabrosos que me fogem ao raciocínio, mas isto se deve apenas a minha total incapacidade de penetrar em seus mundos tão particulares.
O Edmilson Casa Véia, por exemplo. E a tal "Vânia, filha do Vavá do Bode"? É difícil minha gente. Carlos Armando, por exemplo, é o Carlinho do pelado – PSB. Deve ter seu significado, deve ter. Outros queridos ilustres, sabedouros de que sua campanha irá para o brejo, aproveitam a oportunidade dos holofotes para divulgar seus pequenos comércios, um jabazinho básico.
Este é o caso da Dulcicleide - PTN, a Kekeu Fotos; o José Edson, Baixinho da Eletrônica ou o José Remilson, o Pelé da Parabólica.
E há muitos outros, e como há, é que eu não tive tanta paciência assim pra procurar.
Temos ainda a presença de vários bichinhos, o Pingüim, o Paca, e até o Totó, Antônio Rodrigues Félix – PSDB.
Só pra finalizar o quadro de esquisitices, alguns nomes duvidosos.
Veja bem se você votaria em Cristiano Oliveira, a famosa Kika? Ou o Sandro, a Karol Furacão? Esses nomes realmente passam credibilidade.
Breve eu recolho outros mais. A lista é grande meus caros, preciso de tempo hábil para analisá-la com a acuidade que ela merece.
Essa lista é um manancial. Rs

4 comentários:

Alê Periard disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alê Periard disse...

Nomes esdrúxulos para políticos que tem condutas merecedoraas de tais denominações.

Parabéns pelo blog! Continuo lendo, e selecionando. ;)

Abraços.

Alexandra Periard.

PS: "Zé mamão, ótimo para prisão de ventre."

Mamão no meu caso não resolve prisão de ventre. Talvez se tivesse o Zé linhaça, quem sabe?

Unknown disse...

Seu blog,meu amigo, é um espetáculo à parte! E sou forçada a concordar que 'mamão' é bom para prisão de ventre...rsrsrsrs... O problema é que,neste caso,o mamão pode provocar uma diarréia mental....rsrsrsrsrs...
Literalmente,a lista 'é um manancial'!
Muita sorte e sucesso prá vc!
Táta.

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas buscando formas de ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor guia en internet de como trabajo casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]